10 Curiosidades sobre o Festival Lollapalooza
PUBLICIDADE
Primeiramente, todos os anos o Festival Lollapalooza atrai milhões de pessoas em suas edições mundo afora. Criado em Chicago, no ano de 1991, o festival chegou ao Brasil anos depois e já é um dos eventos mais aguardados do ano para os entusiastas de música pop e alternativa. Conheça as 10 curiosidades sobre o Festival Lollapalooza.
Neste sentido, podemos dizer que muitos artistas passaram pelo palco do festival, que aumenta a sua capacidade de público a cada ano a fim de conseguir melhor recepcionar quem vem de longe para curtir cada atração. Afinal, não é sempre que curtimos um festival como esse!
Por isso, vamos te mostrar algumas curiosidades que tornam o Lollapalooza um dos melhores festivais de música do mundo. Assim, você nunca foi, mas tem interesse se vale a pena investir o seu dinheiro para curtir os 3 dias? Vamos te mostrar algumas curiosidades que te farão pensar! Confira:
PUBLICIDADE
10 Curiosidades sobre o Festival Lollapalooza:
1 – Ele não começou como um festival!
Para começar, a princípio o Lollapalooza deveria ser uma espécie de despedida do Jane ‘s Addiction. Neste sentido, o vocalista da banda Perry Farrell, e o produtor Dave Jensen, queriam criar um festival múltiplo que reunisse metal, rap e diversos artistas alternativos. Pelo visto deu muito certo!
2 – o Lollapalooza é extraordinário!
Uma expressão muito comum nos EUA é ‘Lollapalooza’. Neste sentido, a expressão quer dizer que algo é “extraordinário ou impressionante”. Sendo assim, explica-se porque o festival investe tanto em cores e temas, para mostrar ao público que faz jus ao seu nome. Por essa você não esperava!
3 – Sucesso desde o começo
Primeiramente, quando ocorreu pela primeira vez em 1991, o Lolla fez muito sucesso entre os críticos que apontavam que eles estavam disseminando o rock alternativo pelo país. Não deu outra: No ano seguinte, o evento contou com o Red Hot Chili Peppers para pegar o posto de headliners. O resto é história!
PUBLICIDADE
4 – Comidas e bebidas restritas
Com uma grande fiscalização, podemos dizer que não é possível comer em todos os espaços do Lollapalooza. Aliás, existem áreas específicas para poder se alimentar. Neste sentido, também é válido dizer que eles são conscientes com o consumo de bebida alcoólica, proibido para menores de 18 anos.
5 – Nem o fundador perde uma edição!
A princípio, desde que criou o festival, Perry Farrell já marcou presença em diversos momentos: Tanto com o Jane ‘s Addiction, quanto com sua outra banda, o Satellite Party. Mas, independente de tocar ou não, ele está sempre lá: não perde um dia sequer do festival desde 1998!
6 – Teoria Lollapalooza? Como assim?
Charlie Munger, criou em 1995 um termo chamado “efeito Lollapalooza”. Mas, o que isso quer dizer? Basicamente, o efeito tem como missão definir alguns comportamentos humanos que podem causar erros a quem os realiza. Sendo assim, é um jargão muito conhecido no mundo dos investimentos.
7 – Quase que o evento acabava…
Em 1996, Perry Farrell vendeu a sua participação no Lollapalooza e as coisas não ficaram bem. Sendo assim, o festival não aconteceu em 1998 e só teve um recomeço em 2003, como uma turnê inspirada em festivais de rock do século XX. Desde então, ele apenas cresceu e é o evento que conhecemos hoje.
8 – E já chegou no Brasil!
Pouco mais de 8 anos após a sua estreia como festival independente, o Lollapalooza chegou ao Brasil para a sua primeira edição em 2012. Neste período, ele queria aumentar a sua presença em terras sul-americanas. Logo, uma edição aconteceu em 2013, na Argentina. O resto é história!
9 – Lollapalooza vai conquistar o mundo
Para começar, nem sempre ele foi um festival que estava presente na maioria dos continentes. Por exemplo, somente em 2015 é que Berlim possuiu a sua primeira edição. Sendo assim, a meta do Lollapalooza é aumentar a sua proporção e ter edições diferentes em cada país possível.
10 – Grandes edições!
Em 2022, a edição do Lollapalooza Brasil reuniu cerca de 100 mil pessoas, sendo considerada a maior edição feita no mais. Não é para menos: depois de um hiatus de 2 anos, devido a pandemia do covid 19, era esperado que o festival viesse cada vez mais forte. Vamos esperar os próximos anos!