Como Usar o Google Meet – Aprenda Agora

PUBLICIDADE

Se você está buscando um conteúdo completo e que te ajude a saber como usar o Google Meet, este post é perfeito, pois, aqui, abordaremos tudo o que é preciso saber sobre o assunto e começar a usá-lo.

O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência criada pelo Google e oferece diversos planos, inclusive gratuitos, para que você consiga realizar reuniões com até 250 pessoas e que podem durar até 24 horas.

Apesar de ter funcionalidades bem parecidas com o Microsoft Teams ou mesmo Zoom, a ideia do Google Meet é se diferenciar desses dois serviços, integrando-os com todos os apps do Google. Portanto, se você deseja conhecer esse serviço e como ele pode te ajudar, leia esse post até o final. Boa leitura!

PUBLICIDADE

Como Usar o Google Meet – Aprenda Agora
Como usar google meet (Imagem: Google)

Como Usar o Google Meet – Aprenda Agora

Para começar a usar o Google Meet você deve, primeiro de tudo, ter os equipamentos mais básicos para isso. Neste caso, o que necessita é um computador que tenha câmera (mesmo que não seja obrigatório) e um microfone.

Um ponto bem interessante desse serviço é que você, antes de ficar online na videoconferência, pode decidir liberar o microfone ou a câmera. Muitas vezes, algumas pessoas preferem não utilizar a câmera e isso não impede de participar da reunião.

A maneira de utilizar o Google Meet é muito simples e você não precisa baixar nenhum aplicativo para isso. Ao receber o convite para fazer a videochamada, é necessário inserir o código da sala em qualquer navegador de Internet.

– Quais são as maneiras de usar o Google Meet:

Existem duas maneiras de você utilizar o Google Meet, a primeira é criando a sua própria sala e em seguida distribuindo convites para as pessoas que desejam que façam parte da sua reunião.

A segunda possibilidade de usar o Google Meet é receber um convite para poder participar da videoconferência do Google Meet.

Se você receber o convite, ele pode aparecer de duas maneiras, a primeira delas é receber um código de entrada ou um link onde deve clicar para poder entrar. Se você receber o código é preciso acessar o site do Google Meet e então digitar o código de acesso no espaço que vai apresentar.

– Criando uma reunião:

Se você quer criar a sua própria conferência, o passo a passo é muito simples. A primeira coisa é acessar o site do Google Meet clicando aqui. Ao acessar a página você deve clicar em NOVA REUNIÃO.

Feito isso você terá algumas opções para a sua nova reunião como, por exemplo, agendar um horário e uma data. Caso opte por agendar, ele irá salvar na sua Agenda Google. A parte positiva de agendar é que você vai receber um alerta antes do início, ajudando a não esquecer.

Por outro lado, caso queira abrir a videoconferência na hora, é possível também e neste caso, você aí ter acesso a um painel de controle onde irá aparecer os convites que devem ser enviados a outras pessoas para ser feito o encontro online.

Quais são as principais funcionalidades para usar o Google Meet?

– Tempo de videoconferência e transmissão:

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a usar o Google Meet é entender quais são as funcionalidades que o serviço oferece para assim definir se elas fazem sentido para você começar a usar.

Se você não quiser assinar nenhum plano no Google Meet, saiba que a funcionalidade de duração será de 60 minutos, enquanto que aqueles que optam por algum plano podem aproveitar a videoconferência para o período de 24 horas.

Outro recurso muito utilizado é a transmissão, caso você queira que a conferência seja acompanhada por outras pessoas, mas elas não estão participando diretamente da reunião. Caso queira gravar, também é possível e depois pode salvá-la em um arquivo após ser finalizada.

– Bloqueio de microfone e solicitando de entrada:

Como existe a possibilidade de gratuito ter até 100 pessoas na reunião ou 150 pessoas na versão paga, você, como criador da reunião, será o moderador e utilizar funcionalidades de segurança para controlar toda a equipe é uma ótima maneira de manter a reunião sob controle.

Neste caso, é possível bloquear microfones de determinados participantes, por exemplo, quando o microfone acaba ficando ligado e o ruído no fundo, pode acabar atrapalhando a concentração do restante da equipe.

Além disso, é possível fazer um filtro de todos os participantes que entram na reunião, já que irá aparecer a opção de permitir ou recusar a solicitação de entrada dos seus usuários.

– Editores de som e segurança:

Por fim, um dos pontos mais interessantes que você pode usar o Google Meet e o que o torna incrível são as tecnologias de editores de som, onde você pode colocar legenda nas falas dos participantes sem precisar pagar nada.

Você também pode utilizar a funcionalidade de áudio inteligente, onde o foco passa a ser somente a voz do participante, conseguindo eliminar o som ambiente, uma ótima possibilidade para um grupo que acaba fazendo reuniões em home office, onde o ambiente acaba sendo mais barulhento.

Uma última funcionalidade bem interessante que deixa as suas reuniões mais seguras é a criptografia em trânsito, evitando que qualquer coisa falada na reunião possa ser utilizada fora do ambiente criado no Google Meet.

Quais são os planos e os preços do Google Meet para usar?

Agora que você já sabe como usar o Google Meet, vamos falar um pouco sobre os tipos de planos que existem. Como falamos, existem as opções gratuitas e planos pagos, onde cada um oferece um tipo de vantagem.

Quando você decide não pagar, a reunião pode ter até 100 participantes com uma duração de 60 minutos. Um dos pontos positivos é que não tem limite de reunião que você pode criar, podendo começar outra reunião caso acabe o tempo determinado no gratuito.

Ao decidir pagar, você pode optar por um plano Essentials ou Enterprise, onde o primeiro oferece reuniões com 150 pessoas enquanto que o segundo, 250. Além disso, os planos pagos autorizam a gravação da reunião, espaço na nuvem para armazenar, funções de levantar a mão para falar, criação de relatórios e até salas temáticas.