Conheça o Poço Mais Fundo do Mundo
Anúncios
Provavelmente, muitas pessoas possuem curiosidade em saber o que se passa nas profundezas terrestres. Então, cavar um grande buraco na superfície da Terra pode ser a solução para matar essa curiosidade. Pois, isso permitirá que os pesquisadores possuam uma melhor visão das profundezas da Terra. Conheça o poço mais fundo do mundo!
Atualmente, já existem muitos poços que foram perfurados para diversos estudos e também para interesses comerciais. Entretanto, essas tentativas humanas nem chegaram a tocar a superfície da crosta do planeta terra. Ou seja, mesmo sendo um poço profundo, ainda não foi possível chegar até a camada externa da Terra.
Mas, ao longo do tempo, foram feitas muitas tentativas para cavar a crosta terrestre e chegar a locais nunca alcançados antes por ninguém. Então, ter na história o buraco mais fundo mundo, foi um tanto desafiador. Sendo assim, acompanhe a seguir e conheça tudo sobre o poço mais fundo do mundo.
Anúncios
Qual o poço mais profundo já perfurado
Atualmente, o poço mais fundo do mundo já perfurado na terra é o Kola Superdeep Borehole. Além disso, o poço está situado na Península de Kola próximo à fronteira russa com a Noruega. Trata-se de um projeto, feito pelos soviéticos, do qual eles passaram cerca de duas décadas para concluir.
Por isso, o projeto foi interrompido durante o abrupto caos pós-soviético, pois, nessa época a broca valia muito dinheiro e passou a enfrentar problemas técnicos. Mas, mesmo assim buraco foi feito na península de Kola, perto de Murmansk. A perfuração ocorreu pela primeira vez com o intuito de uma investigação científica no ano de 1970. Posteriormente, o buraco Kola passou a ter uma profundidade de cerca de 7 km depois de cinco anos.
Depois, o trabalho deu continuidade até 1989, após a broca ficar presa na rocha com uma profundidade de mais ou menos 12,2 km. Desse modo, mais uma vez o projeto foi interrompido e não teve mais continuidade. Tornando-se esse o buraco mais profundo alcançado pelos humanos.
Anúncios
A experiência de perfurar o poço
Sem dúvidas, a experiência alcançada pelos russos fez história em todo o mundo. Desse modo, foi comprovado que era essencial perfurar o poço o mais verticalmente que pudesse. Por isso, a ideia principal era sempre criar maneiras para perfurar que fossem de ordem vertical. Desse modo, esses métodos funcionam e foi possível cavar o poço mais fundo da história.
No entanto, a perfuração foi totalmente concluída em 1992, após a temperatura atingir cerca de 180°C. Por fim, não foi mais possível dar continuidade às perfurações e atingir profundidades maiores. Além disso, após o fim da União Soviética, não tinha mais recursos financeiros para ajudar nesses esforços. Por isso, após 3 anos, toda área foi completamente fechada. Mas, atualmente tem se tornando um ponto turístico procurado para quem gosta de aventura.
Além do mais, o maior objetivo da escavação do poço, era chegar o mais fundo possível. O plano principal era atingir ao menos 14,5 km de profundidade com a escavação. Mas, ao se depararem com temperaturas muito altas, os cientistas e engenheiros recuaram e desistiram da escavação.
Gastos com o poço
Para finalizar, com a escavação foram gastos cerca de US $ 100 milhões e mais de US $ 2.500 por pé com todo o projeto. Pois, nesse projeto foi preciso contar com os melhores e mais caros profissionais. Além disso, muitos geólogos queriam ter maiores recursos financeiros e a tecnologia necessária para cavar fundo e obter amostras de núcleo.
No entanto, fazer isso poderia ser uma perda de tempo, já que eles não sabiam o que poderiam encontrar nesse buraco com temperatura elevadíssima. Portanto, o mais sábio foi finalizar as escavações e obter a marca do maior poço do mundo.