Como tirar o título de eleitor com o e-titulo

Anúncio

Primeiramente, com a aproximação das eleições, muitas pessoas passam a regularizar a sua situação eleitoral. Com isso, uma delas é tirar o quanto antes o título de eleitor. Entretanto, algumas pessoas nem imaginam o quanto isso pode ser feito de maneira simples e rápida. Além do mais, usando a internet, é possível fazer isso em poucos passos. Sendo assim, veja a seguir como tirar o título de eleitor com o e-titulo e se prepare para as eleições.

Anúncio

Desse modo, é importante lembrar que você terá em mãos título de eleitor de forma simples e sem complicações. Além do mais, você pode tirar o seu título de forma gratuita pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Portanto, para regularizar a situação o prazo estava disponível até 4 de maio para poder votar nas próximas eleições.

Portanto, para aqueles que vão tirar o título de eleitor através da internet, usará somente três documentos. Então, antes de começar o processo, é preciso ficar com os documentos em mãos. Bem como, um aparelho celular, comprovante de endereço atual e algum documento original com foto.

Como tirar o título de eleitor com o e-titulo
Aplicativo e-titulo (Imagem: Google)

Como tirar o título de eleitor usando a internet

Agora, quem deseja tirar o título de eleitor usando a internet, basta acessar o portal do TSE. Em seguida clicar na opção “Eleitor e Eleições” que fica na aba superior. Depois, encontre no menu as opções “Tire seu título – Título Net”. Agora, após ter acesso a página verá todos os serviços principais para tirar o título eleitoral.

Anúncio

Posteriormente, entre no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, e busque por “Faça seu requerimento”. Depois, selecione em qual estado reside e depois pegue os documentos necessários para ir em “Próximo” passo. Posteriormente, você irá clicar em “Não tenho” e adicionar todos os dados necessários e ir para “Próximo”. Depois, na próxima página busque preencher o formulário com os dados necessários.

Para finalizar, será solicitado na última etapa o envio de documentos, para comprovação de dados. Sendo assim, basta clicar em “Selecionar arquivo” e adicionar os documentos necessários. Agora, finalize acompanhando o seu requerimento no site.

O que é e como usar o e-título

Agora, para quem não sabe, o e-Título se trata de um aplicativo para celulares com o intuito de obter uma via do título de eleitor digital. Com ele, é possível o acesso fácil e rápido de informações do eleitor com cadastro na Justiça Eleitoral. Dessa forma, nele você tem acesso a sua situação cadastral, zona eleitoral e também certidão de quitação eleitoral, bem como certidão de crimes eleitorais.

Além disso, desde o ano de 2020, ficou bem mais fácil ter acesso ao aplicativo. Por isso, dá para entrar apenas usando o número do CPF, sem necessidade de saber a numeração do título de eleitor. Além do mais, o aplicativo está cada dia mais acessível, inclusive para pessoas com deficiência.

Além de tudo, o aplicativo já pode ser usado nas próximas eleições para justificar ausência, por exemplo. Então, você pode justificar no dia da eleição ou após, desde que consiga comprovar a ausência da cidade onde vota ou estava impossibilitado de votar por alguma razão. Além disso, o aplicativo está disponível para celulares com sistemas iOS ou Android. Então, depois de baixar, é só adicionar os seus dados pessoais.

O aplicativo oferece muitas facilidades

Para finalizar, após feito o cadastro pelo site ou através do aplicativo e-Título, você poderá usar o documento digital como oficial no dia das eleições. Mas, é importante lembrar que se você não fez o título com biometria, precisará apresentar junto um documento com fotos. Por fim, sem dúvidas não há desculpas para não regularizar a sua situação para votar nas próximas eleições.